COMO FAZER O GELATO ITALIANO MAIS GOSTOSO
Os segredos que se escondem no gelato:
Constituído, basicamente de produtos alimentícios, líquidos ou sólidos, convertidos em uma mistura cremosa e consistente, essa mistura quando submetida ao processo de congelamento, transforma-se por fim em gelato.
As matérias-primas que compõem a mistura – também conhecida como calda ou mix – são de produtos agrícolas e da indústria alimentícia de base, tais como; leite fresco, evaporado, condensado, em pó ou em creme; manteiga, açúcar, glicose, dextrose, gema de ovos frescos, congelados ou desidratados, chocolate, cacau e pastas ou polpas finas (avelã, morangos, frutas exóticas, entre outras).
Por fim, os estabilizantes, emulsionantes e aromas naturais, completam a gama de ingredientes que compõem um gelato. São usados, também, produtos como biscoitos, cones e açucarados, pão de ló, amaretto, enfim o que a imaginação e o bom gosto determinar para que se obtenha um gelato exclusivo e saboroso.
É muito importante a escolha da matéria-prima que entrará na composição e esta escolha dependerá de vários fatores, inclusive da legislação alimentar vigente no país ou região.
Assim sendo, itens como: qualidade, preço, comodidade, estocagem, conservabilidade, facilidade de manipulação, entre outros, são fundamentais na hora de decidir pelo tipo de gelato irá ser produzido.
UM BOM GELATO SE FAZ COM:
- A ESCOLHA ADEQUADA DOS INGREDIENTES
- UM PROCESSO DE FABRICAÇÃO EFICIENTE
- CRIATIVIDADE E MUTO CARINHO
Importante: NA GELATERIA (local de venda)
A venda do gelato deve sempre ser feita no mesmo dia da produção. Deve-se evitar ao máximo a sua estocagem e NÃO PODE SER REBATIDO (Proibido por Lei).
O Gelato artesanal com amor de PAI para Filho, como o próprio nome diz, é produzido artesanalmente. O valor está na sua criatividade para dar um aspecto e sabor diferenciado do convencional, é produzido em pequenas quantidades, utilizando matérias-primas nobres e a comercialização é feita através de expositores refrigerados na temperatura ideal de consumo. Os gelatos são servidos geralmente pelo próprio dono, com toda a atenção e carinho.
Caso seja necessário fabricar um produtos PARA REVENDA com uma durabilidade maior, existem técnicas apropriadas que mantém a cremosidade e qualidade inalteradas por até 1 ano.